A cartilha da polemica

ziraldo1.jpg

O cartunista Ziraldo, produziu para o Ministério da Agricultura uma cartilha com o nome de " O olho do consumidor", orientando quanto a identificação e aquisição de produtos orgânicos.

Até ai tudo bem.

Mas eis que a cartilha desapareceu.
Não tem no Ministério e o link para download foi retirado.
Surgiu na internet rumores que a MONSANTO havia entrado com uma liminar contra a distribuição da referida cartilha.

O site Verbeat.org, escreveu uma carta para a Biblioteca Nacional de Agricultura (BINAGRI), e recebeu a seguinte resposta:

"Para esclarecer a população sobre o alimento orgânico, o ministério da agricultura já distribuiu uma cartilha do desenhista Ziraldo chamada 'O Olho do Consumidor'. No material há o conceito de alimento orgânico e orientações para que o consumidor possa identificar esses produtos no mercado. A cartilha foi retirada do site e também não dispomos de cartilha impressa para doação. Até o momento estamos aguardando um parecer da área competente sobre o procedimento/possibilidade de envio os usuários via e-mail ou impresso."

E em um 2° email, complementando:

Informamos que foi retirado temporariamente. Poderá ser realizado download no site a partir do dia 27/07, quando a cartilha volta a ser disponibilizada no catálogo de publicações.

O blog Blog RNA Mensageiro, que também publicou a matéria, recebeu da MONSANTO um email onde desmente a versão da liminar.

Este mesmo blog, envia email para a Biblioteca Nacional de Agricultura (BINAGRI), e recebeu um email resposta onde consta a seguinte informação:

"Informamos que ainda que, a partir do dia 03/08/2009, a cartilha estará disponível em nosso site para download"

Diante destas "desinformações" e conhecendo um pouco da historia da MONSANTO, surgem as seguintes duvidas:

1 - A MONSANTO entrou ou não com a liminar ?

2 - Se a cartilha foi retirada sem a referida liminar, por uma simples pressão da MONSANTO ?

3 - Se foi correto, gastar dinheiro público para produzir o material destinado ao público e não disponibiliza-lo.

Hoje, 31/08/2009, portanto depois das datas marcadas para disponibilização da cartilha, ainda não existe no site do Ministerio o link para download.

Para mim, enquanto esta cartilha não for disponibilizada, SEM QUALQUER ALTERAÇÃO, existe ai o dedo da MONSANTO.

Para matar sua curiosidade,e para que você confira se haverá alteração na referida cartilha, se disponibilizada, faça o download da mesmaAQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário