Lula: pobres com 1 centavo produzem mais do que ricos com 1 milhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (26) que medidas de assistência social e de estímulo da indústria neste ano estão impulsionando o consumo dos mais pobres e servem de motor para a recuperação da economia em meio à crise mundial.

Em discurso em Itajaí (SC) para comemorar o Dia do Pescador e assinar as leis que criam o Ministério da Pesca e destinam mais recursos para o setor, Lula afirmou que dados do programa Luz para Todos indicam que a população mais pobre se beneficiou tanto da instalação de redes elétricas como da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Em abril, o governo decidiu reduzir por três meses o imposto das geladeiras (de 15% para 5%), fogões (de 5% para zero), máquinas de lavar (de 20% para 10%) e o de tanquinhos, (de 10% para zero).

"Das famílias que receberam o Programa Luz para Todos, 83% compraram televisão, 79% compraram geladeira e 47% compraram aparelho de som. Isso significa, depois que colocamos o Luz para Todos, 1,57 milhão televisores, 1,49 milhão geladeiras e 894 mil aparelhos de som", afirmou.

"No comércio varejista, o pessoal ficou de boca aberta. Para mim isso só tem um significado: dê uma oportunidade a um pobre ou dê um centavo que ele faz produzir mais do que um rico faz produzir um milhão de reais", completou o presidente.

Lula voltou a reclamar dos entraves legais para fazer obras no Brasil. "Hoje a gente anuncia uma obra, mas até conseguir licença ambiental, demora meses, anos", criticou. "E não é por causa de ministro ou secretário. É por causa da estrutura de fiscalização", afirmou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário